Publicações


Mais Previsões de Públicações:


  • André Betonnasi e Lucas Pimenta - USP;
  • Fabiana, Inaiá, Josemeire - EDUCON - Aracaju;
  • Tais, Tãnia - Educere - Curitiba
  • Josemeire, Fabiana, Andréa, Inaiá, Tânia - Educere - Curitiba

Ano 2015

Capítulo no livro:
Jogos Eletrônicos, Mobilidades e Educações – Trilhas em construção
Autor(a): Lynn Alves e Jesse Nery (Org.)

Título do Capítulo:

Kimera - Cidades imaginárias: um ensaio sobre as proposições teórico-metodológicas no desenvolvimento do jogo-simulador
.
Autores:
  • André Luiz Rezende, Fabiana Nascimento, Josemeire Dias, Tânia Maria Hetkowski




Ano 2014

  • O MUSICAL KIMERA: CONSTRUÍDO COMO POTENCIALIZADOR DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA
    AUTORES: ACÁCIA ANGÉLICA MONTEIRO, ELIAQUIM ACIOLE DOS SANTOS JUNIOR, MARIA CRISTINA RIBEIRO DE JESUS MOTA

    Publicado no CONEDU - Congresso Nacional de Educação.
    Campina Grande Paraíba
     
    Veja o PDF do Artigo





  • CRIAÇÃO DA TRILHA MUSICAL DO JOGO
    SIMULADOR KIMERA – CIDADES IMAGINÁRIAS
    Acácia Angélica Monteiro – UNEB – acaciangelica@hotmail.com
    Eliaquim Aciole dos Santos Júnior 

    Publicado no CONEDU - Congresso Nacional de Educação
    Campina Grande Paraíba


    Veja o PDF do Artigo





  • VII World Congress on Communication and Arts WCCA - Vila Real, Portugal
    Abril de 2014

    ARTE E DESIGN: criação dos Cinematics do jogo-simulador Kimera. 
    Autoras: Gabriele Duque, Josemeire Dias, Tãnia Hetkowski
    BOOK OF ABSTRACTS – VII World Congress on Communication and Arts. April 20-23, 2014. Orgs. Claudio da Rocha
    Brito (ISBN 978-85-65992-33-6) & Melany M. Ciampi (ISBN 978-85-66680-33-1). Science and Education Research
    Council, COPEC – Vila Real: WCCA, 2014.
    [Anais e Resumos
    [Artigo Completo]


Ano 2013

  • SBGAMES 2013 - São Paulo
    Outubro de 2013
    Avaliação de jogos educacionais digitais baseada em
    Perspectivas. Uma experiência através do Jogo-simulador Kimera
    Autores: Josemeire Dias, Inaiá Brandão, Fabiana Nascimento, Tânia Hetkowski, Tânia Pereira
    [Artigo Completo]

  • XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE - Curitiba | ISSN 2176-1396
    Setembro de 2013
    Descobrindo o espaço nos jogos digitais: entre as
    Tramas do imaginário e as práticas do vivido
    Autores: Josemeire Dias, Fabiana  Nascimento, Walter Garrido, Tânia Regina Dias Silva, 
    Inaiá Brandão
    [Artigo Completo]

  • EDUCERE - 2013
    Explorando práticas e processos tecnológicos na Educação Cartográfica
    [Artigo Completo]

Ano 2012

  • SBGAMES 2012 - Brasília
    A Gênese híbrida de um Design: O Caso do Jogo/Simulador Kimera - Cidades Imaginárias
    A Construção dos Personagens do Kimera à partir da Dialética da Produção e da Recepção
    Autores: André Luiz da Silva (Betonnasi)* Gustavo de Andrade* Josemeire Dias* Tânia Hetkowski* 

    [[Artigo completo]...]

  • Jogos e Mobile Learning - Portugal - Coimbra
    Outubro de 2012

    Kimera - Cidades Imaginárias: desenvolvimento de um jogo/simulador
    Autores: 
    André L. Silva, Tânia M. Hetkowski, Gustavo Andrade e Josemeire Dias
    http://www.fpce.uc.pt/encontro.jml/


  • VIII Seminário de Jogos da UNEB - Salvador
    O entendimento do espaço através dos Jogos Digitais: Geotecnologias e  Ludicidade
    Autores: Tânia M. Hetkowski, Fabiana dos S. Nascimento
    Inaiá B. Pereira, Tânia R. D. S. Pereira, Walter Garrido

    [Artigo Completo]

  • Seminário de Jogos - Coimbra - 2012
    Jogos Digitais e Educação: Cenários possíveis para a aprendizagem do Espaço;

    [Artigo Completo]

  • ENDIPE - 2012
    XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas

    Aprendendo com Cidades Virtuais 
    [Artigo Completo]

  • INTERCULTE -2012
    Aprendendo com cidades imaginárias 


Ano 2011

  • INTERCULTE -2011
    Educação Cartográfica e Cidades Virtuais

CAPAS DOS LIVROS COM PUBLICAÇÕES

ANO 2015

Em parceria com a professora Lynn Alves, publicamos um capítulo no seguinte livro, descrito na lateral desta página:

Link para a EDUFBA
Jogos Eletrônicos, Mobilidades e Educações – Trilhas em construção
Autor(a): Lynn Alves e Jesse Nery (Org.)
Ano: 2015 Área: Tecnologia Editora: EDUFBA Edição: 1ª ISBN: 978-85-232-1326-8 Valor: R$ 45,00 Nº de Páginas: 372  A


A obra reúne 18 artigos que tratam das diversas interfaces que compõem o universo da cultura digital, bem como de sua interação com o sujeito, em cenários de aprendizagem escolares e não escolares. Os textos são resultantes da pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais (GPCV) da Universidade do Estado da Bahia nos últimos dois anos, em parceria com pesquisadores de distintos grupos do Brasil e dos Estados Unidos. Jogos Eletrônicos, Mobilidades e Educações propõe reflexões acerca das tecnologias comunicacionais com ênfase nos games, discutindo também o seu processo de desenvolvimento. As trilhas em construção apresentadas no livro são duas: na primeira parte, há ênfase na pesquisa do uso das tecnologias móveis. Os discursos dos pesquisadores que têm os games como objeto de investigação compõem a segunda parte da obra, analisando-os sob diversas perspectivas: de sua concepção ao público consumidor.




Em 2014 - Culturas Digitais e Espaço Escolar - EDUNEB






Em 2011 publicamos o livro:



TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO
novas (re)configurações técnicas, sociais e espaciais
O propósito desta obra é convidar o leitor a refletir sobre temáticas contemporâneas e significativas à nova geração (jogos, simuladores, realidade aumentada, tecnologias digitais etc.) a partir da constituição de rede dialógica entre grupos de pesquisa da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da empresa Conexum.


Páginas: 242
Valor: R$ 35,00
Editora EDUNEB