Transmídia


A Equipe de Transmídia assume o papel de criar novos dispositivos usando diversas linguagens, como o exemplo do Teatro Musical Kimera – Um Mundo Imaginário, o qual usa de várias mídias e linguagens (Música, Teatro, Artes plásticas, Dança, entre outras) para revelar a história a ser contada.



O projeto Narrar a rua
Potencializando o espaço escolar a partir dos dispositivos móveis que tem por finalidade valorizar e registrar a cultura do bairro de Nova Sussuarana (Salvador), evidenciando a importância da multiplicidade de relações culturais com o lugar, narradas pelos alunos do 5º Ano da Escola Municipal de Nova Sussuarana.Estes registros serão produzidos através de um mapeamento de pontos de cultura do bairro, produzindo conteúdos em multimídia (ilustrações, fotos, filmes curtas-metragens, narrativas orais), utilizando dos dispositivos móveis (celular, tablet, câmera digitais, filmadoras e outros) e hospedados em um site que pode se acessado através de QR Code.

Pesquisas envolvidas:




Tais Rocha Ribeiro (GESTEC)
Orientada da Profa. Tânia Hetkowski
Título: Narrar a Rua - Outras Espaços e Outras Histórias possíveis. Potencializado o espaço escolar a partir dos dispositivos móveis
[Currículo Lattes]






O Teatro Musical Kimera
Um Mundo Imaginário, baseado nas narrativas e inspirado na trilha sonora do jogo-simulador Kimera – Cidades Imaginárias, jogo este, criado e desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, tem por finalidade potencializar a musicalidade junto aos alunos, resgatando a música intrínseca às suas dinâmicas de mundo, de vida e de espaço, através do desenvolvimento colaborativo do jogo-simulador para uma vivência artística desses sujeitos do 4º ano da Escola Álvaro da Franca Rocha, Bairro da Engomadeira, cidade de Salvador/BA.

O Musical
Kimera – Um Mundo Imaginário conta a história de dois irmãos gêmeos, Luka e Belle, que ao chegarem em casa não encontram o pai, o professor Daniel. Ao manusearem uma bússola, que encontram no escritório do pai, são transportados para um mundo mágico, onde tudo tem vida, o Mundo de Kimera. Lá vivem aventuras e desafios para salvar o professor Daniel das garras de Kaos, irmão gêmeo do Rei Kimera. Este Teatro Musical está dividido em dois atos, roteirizados por Gustavo Andrade, Max Bitencourt e Eneyle Freitas; as letras das canções são de Bluma Santana, Gustavo Andrade, Maria Cristina Mota e Acácia Monteiro; a composição, os arranjos e o encadeamento entre as canções são da competência e gerenciamento de Acácia Monteiro.


Link: http://acaciangelica.wix.com/musicalkimera



Pesquisas envolvidas:

acacia.jpg
Acácia Angélica Monteiro - Mestrado defendido em 2015
(GESTEC)
Orientanda da professora Tânia Hetkowski
Teatro Musical Kimera: Potencializador Do Processo De Educação Musical Na Rede Pública De Ensino
http://lattes.cnpq.br/1992656436379044








Maria Cristina Motta -  Mestranda
(GESTEC)
Orientanda do professor André Betonnasi
http://lattes.cnpq.br/1548427005593085










Para enviar o resumo da sua pesquisa, entre em contato com Josemeire Dias [Meire]